O ENIGMA REVELADO DE MONNA LISA – PALESTRA NA CASA FIAT

Professor italiano Franco Paliaga desvenda os mitos e traz novas perspectivas sobre o quadro mais famoso de Leonardo da Vinci.

A obra de Leonardo da Vinci sempre foi tema de diversas hipóteses e pesquisas sobre as técnicas utilizadas na pintura e, especialmente, sobre quem seria a mulher retratada pelo mestre italiano.

Franco Paliaga, autor do livro “L’enigma svelato”, vai compartilhar os resultados de sua pesquisa como a busca pela identificação da mulher que aparece neste quadro, vai revelar histórias formadas a partir do elo encontrado em três importantes obras de Da Vinci: Monna Lisa (1503), A Virgem das Rochas (1483-1486) e São João Batista (1513).

Embora alguns críticos apontem que a mulher retratada seja Lisa Gheradini, esposa de Francesco del Giocondo ou de uma florentina chamada Pacifica Brandani, não há provas irrefutáveis que confirmem as teorias. “A partir de escritos deixados pelo próprio Da Vinci, há indícios de que a mulher seja imaginária, um símbolo de sabedoria e conhecimento, inspirada pela figura clássica de Sophia, que, desde a Idade Média, tem sido associada à imagem da Virgem Maria” explica Paliaga.

Em 2019, o projeto Quartas Italianas marca 500 anos de morte de Da Vinci, que é um dos maiores pintores da história. A iniciativa relembra sua importância, não apenas para a arte, mas para a ciência e a cultura de forma geral. A Casa Fiat de Cultura promove uma série de palestras que ressaltam as contribuições do mestre italiano, com projetos que surpreendem até os dias atuais.

O evento é uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino, do Consulado da Itália em Belo Horizonte e do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Fiat Chrysler Finanças e Banco Safra. A palestra conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

A palestra “Leonardo da Vinci – o enigma revelado de Monna Lisa”, acontece na Casa Fiat de Cultura no dia 28 às 19:30. Haverá tradução simultânea.

Entrada gratuita, com retirada de ingresso pela Sympla – https://www.sympla.com.br/quartas-italianas–o-enigma-revelado-da-monna-lisa__609889

A Casa Fiat de Cultura está localizada em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, 10. Mais informações no telefone (31) 3289-8900 ou no site  www.casafiatdecultura.com.br

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password