A CASA FIAT DE CULTURA APRESENTOU “O FUTURO DO DESIGN É FEMININO”

No dia 11 de setembro a designer Coral Michelin, que é coordenadora de projetos e professora de Design Ecossistêmico do Istituto Europeo di Design (IED), em São Paulo, falou sobre a presença feminina nas diferentes áreas do design, além de mostrar o papel das mulheres para o desenvolvimento do design italiano e destacar o que está acontecendo nos dias de hoje.

A arquitetura, o urbanismo e outras áreas do design também foram, durante anos, carentes da participação das mulheres, mas, para a palestrante Coral Michelin, isso está mudando. Segundo ela, as mulheres são as grandes responsáveis pelo desenvolvimento do design no futuro. 

“Embora a nossa presença não tenha sido visível ao longo dos anos, mudanças significativas nas práticas de design estão acontecendo agora e as mulheres são as principais promotoras dessas transformações”, destaca a designer. Ela completa: “Vivemos uma era de grandes revoluções e é necessário fazer um esforço de conscientização para inserir as mulheres dentro desse contexto e valorizar sua contribuição na indústria criativa.”

A palestra “O futuro do design é feminino” apresentou também trabalhos de designers contemporâneas que estão à frente de novas pesquisas sobre design transition que propõe a conexão entre conhecimentos e habilidades adequados às transições sociais, com vistas a um futuro mais sustentável.

A designer Coral Michelin é Doutoranda em Design na Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP); Mestre em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); graduada em Gestão Ambiental; professora visitante da Unisinos e na Universidade de Passo Fundo (UPF).  Atualmente, coordena o Centro Ruth Cardoso, em São Paulo e os projetos de design ecossistêmico do Istituto Europeo di Design (IED).

A iniciativa faz parte da programação paralela à exposição “Beleza em Movimento: Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”, que está aberta ao público até o dia 3 de novembro.

A mostra reúne automóveis, colecionismo, miniaturas, objetos do cotidiano e mobiliário para contar a história do design produzido na Itália no século XX. As formas provocativas influenciaram o mundo todo e reverberam até os dias de hoje.

Os grandes destaques são as casas de design automotivo Bertone, Zagato, Touring Superleggera, Pininfarina e GFG Style. Além de verdadeiras obras de arte sobre rodas, são exibidas obras de arte do futurismo e salas multimídia completam o processo de imersão na mostra que tem entrada gratuita.

A palestra “O futuro do design é feminino” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e o Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Participações Brasil, Fiat Chrysler Automobiles e Banco Safra, em parceria com Istituto Europeo di Design (IED) e o Consulado da Itália em Belo Horizonte, e conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password