PALESTRA DISCUTE OS CLÁSSICOS DO CINEMA ITALIANO NA CASA FIAT

O cinema italiano produziu filmes como “8 ½” (1963), “Cinema Paradiso” (1988), “Roma, Cidade Aberta” (1945), Ladrões de Bicicleta (1948), “Vítimas da Tormenta” (1946), e “O Dia da Ira” (1967) que mostram como a indústria cinematográfica italiana realizou filmes de excelente qualidade e ligados a diferentes movimentos artísticos. 

O crítico de cinema Pablo Villaça vai abordar a história do cinema da Itália na palestra “Cinema Nostro – A linguagem cinematográfica italiana”, onde contará como as diferentes correntes artísticas e cenários do país influenciaram a estética dos filmes, e apresentará seus grandes momentos, desde os primórdios, até os dias de hoje.

O cinema italiano se tornou uma referência após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nesse período, surgiu o neorrealismo, que teve seu apogeu entre os anos de 1940 e 1950, com filmes que refletiam sobra as condições de pobreza na Itália pós-guerra. Depois dessa época, foram criados outros gêneros, como musicarello, peplum e spaghetti western, com a chegada de um novo tempo de prosperidade.

O público vai conferir detalhes da linguagem cinematográfica de filmes que marcaram gerações e lançaram ao estrelato internacional grandes diretores e atores, entre eles Sophia Loren, Paolo Sorrentino, Bernardo Bertolucci, Marcello Mastroianni e Roberto Benigni. O ciclo do canibalismo – com produções de horror gore – também será abordado na apresentação.

Pablo Villaça ressalta que “A especificidade da história do país e mesmo do temperamento de seu povo contribuem para trazer um tom único ao cinema italiano ao longo das décadas, adicionando irreverência a gêneros estabelecidos e peso social a correntes que se formavam”.

Pablo Villaça nasceu em Belo Horizonte, é crítico cinematográfico, editor do site Cinema em Cena, um dos mais antigos sites de cinema no Brasil, criado em 1997. Colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema e Replicante. Foi ainda colaborador do quadro Ponto Crítico da revista Set. Também é professor de linguagem e crítica cinematográficas.

O cinema italiano será tema do programa Quartas Italianas nos meses de setembro, outubro e novembro. As produções do país mostravam os novos costumes da Itália, ressaltavam a moda e o design e se estabeleceram como um marco mundial, ao fazerem cenas realistas, com locações fora de estúdio. O automóvel aparecia nessas tomadas como um companheiro de estilo, conferindo glamour, elegância e velocidade, conceitos que também são destaque na exposição “Beleza em Movimento: Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz até o dia 3 de novembro, com entrada gratuita.

A Casa Fiat de Cultura tem um importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar exposições de prestígio e relevância cultural. A programação incentiva o público a interagir com diversos movimentos artísticos e linguagens, desde a arte clássica até a digital e contemporânea. Mais de 50 mostras já foram expostas na instituições, que já recebeu nomes como Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila e Portinari.

A palestra “Cinema Nostro – A linguagem cinematográfica italiana” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino, do Consulado da Itália em Belo Horizonte e do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Fiat Chrysler Finanças e Banco Safra. A palestra conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

O evento será realizado no auditório da Casa Fiat de Cultura, no dia 18 de setembro, de 19h30 às 21h. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pela Sympla (espaço sujeito a lotação de 200 lugares). Entrada gratuita, para retirar os ingressos clicar aqui

A Casa Fiat de Cultura está em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, 10. Informações no telefone (31) 3289-8900 ou no site www.casafiatdecultura.com.br


NOSSO PATROCINADORES

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password