UMA ITALO-BRASILEIRA ENTRE OS FINALISTAS DA OLIMPÍADA NUCLEAR

A engenheira química Anna Flávia Peluso conheceu os colegas Luciana, Vitor Fernandes, Edilaine Ferreira da Silva e a estudante Nathália Medeiros, no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) onde tiveram a possibilidades de participar da Olimpíada Nuclear 2019 da World Nuclear University-WNU.

A primeira etapa foi a criação de um vídeo de até três minutos que falasse sobre Radiação de forma sucinta e de fácil entendimento, o vídeo Usos da Radiação em nossa Vida foi divulgado, recebeu a nota máxima de 5 pontos e ficou em primeiro lugar entre vídeos selecionados.

Em seguida os integrantes da equipe passaram por uma entrevista no idioma do país da competição, o inglês, e avançaram mais uma fase. Na última etapa desenvolveram um report com dados colhidos avaliando o quanto a falta de conhecimento sobre a tecnologia nuclear pode afetar sua aceitação.

Para mostrar os benefícios da radiação ionizante produziram um material  a ser empregado na purificação de proteínas que, posteriormente, serão utilizadas na fabricação de medicamentos para tratamentos ou diagnósticos de doenças; isto pode aumentar a produção nacional de radiofármacos que atualmente são importados.

Após concluir com êxito todas etapas, o grupo vai representar o Brasil na Final da Olimpíada Nuclear 2019

O evento será em Viena, na Áustria, onde acontecerá uma apresentação oral sobre o conteúdo deste trabalho. Infelizmente, a WNU só irá custear os gastos de Vitor, que é o responsável do projeto .

Para custear viagem e hospedagem a equipe está tentando arrecadar,  até o dia 7 de outubro, o dinheiro para 4 passagens, hospedagens e demais gastos.

Quem deseja conhecer melhor o projeto e ter a possibilidade de contribuir, com 10 reais ou mais, pode entrar no site de Crowfunding Catarse no link FINALISTAS DA OLIMPÍADA NUCLEAR MUNDIAL 2019 possibilitando a Anna, Nath, Lu e Edi, mulheres que acreditam e lutam pela ciência no Brasil, de representar o País em Viena. (na foto Anna, Nath, Lu e Edi)


NOSSOS PATROCINADORES

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password