HISTORIADOR LANÇA LIVRO NO SEMINÁRIO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA MG

O historiador varginhense José Roberto Sales, lançou “Imigração Italiana em Varginha – MG 1887-1927”, durante o IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais à presença do Cônsul da Itália Dario Savarese, que recebeu uma cópia da obra. 

Este livro apresenta alguns aspectos econômicos, sociais e culturais da imigração italiana no município de Varginha, Minas Gerais, no período entre 1887 e 1927. A imigração italiana em Varginha é relacionada ao contexto amplo da formação populacional brasileira caracterizada pela miscigenação e ao quadro político, social e econômico da época, principalmente, à Abolição da Escravatura. A interpretação dos fatos busca a construir uma narrativa interdisciplinar e multifacetada que alia história, psiquiatria, psicanálise e linguística. editado em 2018, retrata alguns aspectos econômicos, sociais e culturais da imigração italiana em Varginha no período entre 1887 e 1927. A imigração italiana na cidade é relacionada ao contexto amplo da formação populacional brasileira caracterizada pela miscigenação e ao quadro político, social e econômico da época, principalmente, à Abolição da Escravatura. A interpretação dos fatos busca a construir uma narrativa interdisciplinar e multifacetada que alia história, psiquiatria, psicanálise e linguística.

A obra é disponível gratuitamente clicando aqui, é possível também acessar, online, a Coleção José Roberto Sales. 

O lançamento fez parte da programação do IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais que aconteceu na Câmara Municipal de Andradas nos dias 20, 21 e 22 de setembro. O evento, que neste ano foi sobre “História, patrimônio cultural, agricultura familiar e turismo”, é uma realização da Associação Ponte entre Culturas, Circolo Italiano di Andradas; Prefeitura Municipal de Andradas; Consulado da Itália em Belo Horizonte; Ministério da Cidadania – Governo do Brasil; Lei Federal de Incentivo. (na foto o historiador José Roberto Sales e Dario Savarese Cônsul da Itália em Belo Horizonte  – crédito Luan Teixeira)

MATÉRIAS CORRELATAS:


NOSSO PATROCINADORES

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password