PROGRAMAÇÃO DA XIX SEMANA DA LÍNGUA ITALIANA – PALESTRAS ESPETÁCULOS E OUTROS EVENTOS

Acontecerá do dia 22 ao dia 27 de Outubro em Minas Gerais e no mundo inteiro. Em Belo Horizonte o Consulado da Itália, com a colaboração da Universidade Federal de Minas Gerais e da Fundação Torino, realiza todos os anos uma rica programação de conferências, exposições, espetáculos, encontros com escritores e personalidades relevantes.

Objetivo é promover a língua e a cultura clássica e contemporânea italianas, e também aprofundar o conhecimento da língua italiana e de suas conexões com a música e o teatro. Em 2019, a XIX edição, com o patrocínio do Presidente da República, terá como tema “O italiano no palco”. Todos os eventos terão entrada franca.

O destaque fica para conta da inédita Conferência espetáculo: Viagem na história teatral e musical italiana das origens aos dias de hoje com o autor, ator e diretor italiano Roberto Innocente. Será uma Conferência bilíngue acompanhada de música, árias de ópera, canções e momentos teatrais que levarão o público numa jornada na Itália, através de seus teatros, autores, músicas e curiosidades.

A programação acontece em diversos espaços espalhados pela capital mineira e no estado de Minas Gerais, favorecendo desta forma a participação de diferentes públicos nas diversas atividades propostas. Aqui pode conferir os detalhes da programação.

  • XVIII Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano

De 22 a 25 de outubro acontecerá, na cidade de Belo Horizonte, o XVIII Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI), o XI Encontro Internacional de Estudos Italianos, a III Jornada de Estudos Leopardianos e a VII Jornada de Italianística da América Latina, um fórum privilegiado para os especialistas da área de Italianística, que se reunirão para troca, diálogo e atualização. 

O tema desse ano será “Ética e criatividade na língua, na literatura e na cultura italianas” (homenagem ao I Centenário do nascimento de Primo Levi, ao V Centenário do falecimento de Leonardo da Vinci e aos 200 anos de publicação do L’Infinito de Giacomo Leopardi) e, como na última edição, o Congresso será organizado em Simpósios temáticos. O evento conta também com o apoio da Embaixada da Itália em Brasília e do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. O evento acontece na Faculdade de Letras da UFMG, Avenida Antônio Carlos 6627. Mais informações sobre a programação no site: www.abpionline.com.br 

  • Comites-MG apresenta Café Literário com sarau

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Comites-MG realizará um café literário com recitais de poemas escritos por italianos ou por imigrantes italianos. Será também possível a compra de livros de autores italianos ou de temáticas ligadas a Itália. O local, sede do Sindados de Minas Gerais na rua David Campista 150, ficará aberto de 17:00 às 21:00 para que o público possa espontaneamente apresentar próprios textos e fazer leituras de poemas. Para informações sobre a programação: cafeliterariocomsarau@gmail.com ou (31) 99321 3151 ou (31) 99250-2453.

  • Divinas Conversas com Grupo Galpão

Com a presença dos integrantes do Grupo Galpão será apresentada a influência da literatura italiana e da Commedia dell´arte na trajetória do grupo. O evento é gratuito e aberto ao público e será realizado no Auditório da Fundação Torino, rua Jornalista Djalma Andrade 1300, no dia 24 de outubro de 19:30 às 20:30. Para mais informações: comunicacao@fundacaotorino.com.br 

  • Apresentação Teatral de Astaroth de Stefano Benni

Astaroth é um anjo caído condenado a passar a eternidade em uma rocha infernal para julgar as almas que passam. Enquanto conta seus mil anos de serviço, uma série de almas começa a passar, uma representação ridícula de uma humanidade mesquinha e superficial, mas também frágil, ingénua e surpreendente. Os diálogos, brilhantes e, às vezes, muito leves conseguem obter sorrisos e risadas, mas sempre com os dentes cerrados. De fato, o texto será caracterizado por variações repentinas de tom, passando da comédia surreal à tragédia cotidiana.

O espetáculo, no dia 24 de outubro às 18:30, no Auditório 1007 da Universidade Federal de Minas Gerais, gratuito e aberto ao público, é organizado pela Profa. Dra. Anna Palma da Faculdade de Letras (FALE) com a participação dos alunos Larissa Bocchino, Lucas Prado e Thalis Bispo (tradução em português de Paula Albernaz). Não será necessária inscrição prévia.

  • Mentre aspetti il tuo turno, canta in italiano – Enquanto espera sua vez, cante em italiano

Ideado pelo Diretor cênico e musical, ator, cantor e professor do Curso de Graduação em Teatro e da Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, Ernani Maletta, será realizado nos espaços do Consulado da Itália no dia 24 de outubro de 9:30 às 12:30.

Esta oficina é baseada na premissa de que a experiência artística, em particular no que diz respeito ao Teatro e à Música, é um direito de qualquer cidadão, independentemente do seu interesse de ser um profissional da Arte; e essa experiência deve ocorrer não apenas quando o cidadão é um ouvinte espectador de um artista que está em cena, mas também quando tem a oportunidade de praticar as ações, os jogos e exercícios que são próprios da atuação artística. 

O público participante será então convidado a realizar práticas musicais, de movimento e vocais em língua italiana. O Consulado está localizado em Belo Horizonte, na rua Alagoas 721. Informações e inscrições no: belohorizonte.promo@esteri.it 

  • Conferência Espetáculo: teatro, melodrama e canção, a Itália em cena do autor e diretor italiano Roberto Innocente

A grande tradição italiana ligada ao teatro e música, da ópera à música pop, inspira esta “Conferência espetáculo”, ou seja, uma conferência acompanhada de música, árias de ópera, canções e momentos teatrais que apresentarão ao público um pouco da história, dos costumes, da tradição, das cenas teatrais e musicais da Itália e seu belo idioma. O espetáculo, realizado com o apoio do Consulado da Itália em Belo Horizonte, é inédito e foi escrito pelo autor italiano Roberto Innocente especificadamente para a Semana da Língua Italiana. A duração é de uma hora, será bilingue e contará com a participação do pianista Matheus Alborghetti e da soprano e atriz Márcia Kaiser. 

Os autores teatrais serão apresentados em sequência cronológica a partir do Teatro Romano até os dias atuais passando por alguns dos nomes mais importantes da cena italiana como Goldoni, Verga, Pirandello, Marinetti, Antonio de Curtis (Totó), Baricco, Fo. Cada autor citado será enquadrado em seu período histórico e no local de origem com notas biográficas curtas e divertidas. Alguns dos autores mencionados serão apresentados em forma de monólogo ou diálogo. Paralelamente, serão apresentados alguns dos principais protagonistas da ópera e da tradição antiga de música popular como, por exemplo, música napolitana e algumas músicas populares, lembrando alguns dos artistas e compositores mais conhecidos como: Modugno, Mina, Celentano, Tenco, De André, Battisti. O último capítulo da “história” será o encontro entre música e teatro que deu origem ao chamado “Teatro Canzone”, lembrando nomes como Gaber e Jannacci como exemplos de novas formas de uso da Língua italiana entre teatro e música. 

A produção do evento é da Ponte entre Culturas que apresentará o espetáculo em três datas: dia 25 de outubro, às 20:30 no Teatro Monte Calvário de Belo Horizonte, rua Bernardo Guimarães 3142, Barro Preto; dia 26 de outubro, às 19:00 em São João del-Rei no Teatro do Conservatório Estadual de Música, rua Padre José M. Xavier 164; e dia 27 de outubro em Barbacena na Estação Ponto de Partida, rua Amilcar Savassi 350, sempre às 19:00. 

Os ingressos das três datas do espetáculo, inteiramente gratuito, serão disponibilizados na plataforma Sympla, www.sympla.com.br, ou nos locais com meia hora de antecedência, sujeito a lotação dos espaços. Para mais informações: (31) 99680 0109 (Belo Horizonte), (32) 99920 1261 (São João del-Rei) e (32) 3331 5803 (Barbacena)

  • Circuito Arte em cena na Fundação Torino

O Circuito Arte em Cena é uma realização da Fundação Torino que acontece no dia 26 de outubro, de 9:00 às 12:30, nos espaços da escola e em alguns lugares da cidade. Os alunos apresentarão ao público diferentes espetáculos: O teatro na arena, história do teatro e modalidades de apresentações teatrais no mundo; Tramas e dramas–Cena pocket, feira interativa que apresenta obras de dramaturgos italianos, ingleses, brasileiros, portugueses e espanhóis; POPóperas, óperas italianas clássicas recriadas e representadas pelos alunos; Jogos de cena em circuito urbano: Apresentações cênicas de textos adaptados (Cecco Angiolieri, Fedro, Ovídio). Para informações sobre a programação: comunicacao@fundacaotorino.com.br 

  • Mostra de marionetes e bonecos do espetáculo Pinocchio de Carlo Collodi confecionados pelo grupo de Teatro de bonecos Giramundo. Será exposta ao público nos locais da Fundação Torino no dia 26 de outubro, de 9:00 às 12:30. Para informações: comunicacao@fundacaotorino.com.br 

A programação completa pode ser consultada no site do Consulado da Itália de Belo Horizonte: www.consbelohorizonte.esteri.it.


NOSSOS PATROCINADORES

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password