20º MISSA DE NATAL DO COMITES DE MINAS GERAIS

Aconteceu nesta segunda, dia 9 de dezembro, um evento muito esperado pela comunidade italiana; a missa em italiano e para os italianos, amigos e descendentes aconteceu em Belo Horizonte, Paróquia Nossa Senhora Rainha.

Foram cerca de 400, de acordo com os organizadores, os participantes que assistiram a Missa celebrada pelo Padre italiano Federico Santin da Comunidade Missionaria Villaregia; ele contou com a colaboração do Padre Otávio Juliano de Almeida, da Paróquia Santo Cura d’Ars, e do Padre Márcio Paiva, da Paroquia Nossa Senhora Rainha que estava recebendo o evento. A celebração foi em italiano mas a homilia foi pronunciada em português.

A maestrina Kenia Chantal dirigiu o Coral da Escola Internacional da Fundação Torino; as 36 crianças, que tiveram a coordenação das professoras Helena Melo Costa e Patricia Nigi, cantaram: Venite Fedeli, Aleluia, Osanna nell’alto dei Cieli e Astro del Ciel. Eram presentes os pais, familiares e amigos; depois da exibição os jovens artistas participaram de um lanche com sanduíches e Mate couro oferecido pela família italo-brasileira Biaggioni, dona da empresa.

Na oportunidade o COMITES entregou para meninos e meninas o livro Italy da ENIT, a entidade que promove turisticamente a Italia no exterior.

A apresentação musical ficou para conta de Renato do Carmo Gomes, aluno dos cursos de italiano Parlare Italiano con noi del Comites e violinista especializado na música barroca. Ele tocou Ave Maria de Franz Schubert,  de Johan Sebastian Allemande e Jesus Alegria dos Homens.

Gabriel Sica, do Comites Jovem, leu um breve discurso em quanto Silvana Sica, Presidente do comites MG, comentou os valores do Natal e agradeceu os padres da Paroquia Nossa Senhora Rainha, os fieis participantes, os patrocinadores, o Consulado. Ela lembrou também como Romano Alciati, que estava presente, 20 anos atrás, em quanto presidente do Comites, deu inicio a esta tradição de celebrar a Missa dos Italianos e de reunir a Comunidade Italiana para trocar os votos de Feliz Natal e Ano Novo.    

Depois da celebração todos os presentes foram convidados no salão de festa da paroquia para um brinde de Natal com espumante, Mate Couro,  caffé Segafredo, e o panettone da tradicional Panetteria Salerno do Bairro Pompeia; ela foi fundada pelo Biagio Sica em 1962 e é atualmente gerida pela neta Luigina Sica.

O evento contou também com a participação do Cônsul Dario Savarese e a mulher Irene; Patrizia Collina Bastianetto Secretária Esecutiva do COMITES; Silvia Alciati, conselheira do CGIE; Nino Bellini Presidente da Acibra e sua mulher Vera; Giorgio Collina, vice-presidente da Acibra; Raffaele Peano vice-presidente da Câmara Italo-Brasileira de Comércio MG; Umberto Casarotti, diretor didático da Fundação Torino; Paulo Bastianetto da Multiklinicas; Romano e Anna Alciati; Luca Palmesi e Gabriel Neri Sica do Comites Jovem; Grazia Massetani; Marianna Sica; padres outras paróquias e comunidade da Paróquia do Belvedere; a comunidade ítalo-brasileira em seus diversos segmentos desde professores, estudantes, artistas, representantes das Associações Regionais e muitos amigos.

Os patrocinadores foram Consolato d’Italia Belo Horizonte; Paróquia Nossa Senhora Rainha; Fundação Torino; Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Industria e Agricoltura de MG; CGIE – Consiglio Generale Italiani all’Estero; OMR Componentes Automotivos; ACIBRA MG; Collina Advogados Associados; VP Viagens e Turismo; Multiklinicas; Mate Couro; Segafredo.


OS PATROCINADORES DO PORTAL ITÁLIA EM MINAS GERAIS

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password