O BATERISTA ITALIANO MARCELLO CARDILLO EM BH COM O ANDERS HELMERSON TRIO

O compositor e pianista Anders Helmerson volta ao Brasil com a turnê “The Quantum House Project”, no estilo Progressive Jazz Rock Fusion, ele se apresentará ao lado do baterista italiano Marcello Cardillo e do baixista francês Thierry Conand

O show da turnê é acústico no estilo “jazz rock progressivo”, concebido em cooperação com dois artistas franceses Christian Grassart (bateria) e Thierry Conand (baixo) e inclui quatro longas melodias “Super Position”, “A Particular Wave”, “Entangle” e “The Story Of Maida Hill”.

A turnê começou em 2018 na cidade de Londres (Vortex Jazz Club), passou por Paris (Studio L’ermitage), Praga entre outras cidades europeias. No Brasil ele se apresenta além de Belo Horizonte, no Rio e São Paulo, e segue para o Japão.

Filho de pianistas, Helmerson, estudou piano e composição na Suécia. Passou três anos trabalhando o seu álbum de estreia “End of Illusion”. Nesta época conheceu Alan Parsons, produtor dos Beatles e do Pink Floyd, que grande influência na realização das sonoridades daquele álbum.

Em 1987 “End of Illusion” tornou-se objeto de colecionador, virou um disco cult que foi relançado pelo respeitado selo francês Musea Records. Com o brasileiro Robertinho Silva, Helmerson gravou seu segundo álbum “Fields of Inertia” em 2001.

Continuou na Medicina como cirurgião, em Copenhague, e médico em navios de cruzeiro por todo mundo e assim descobriu o Rio de Janeiro.

Em 2018, lançou, pelo selo francês Musea, seu terceiro álbum “Triple Ripple” contendo cinco faixas. Foi composto numa fusão de jazz rock. gravado no Blue Star Music Studio em Nice, e masterizado no lendário Abbey Road Studios de Londres. Neste trabalho, Helmerson fez todos os arranjos, composição e produção. 

Anders Helmerson alterna seu trabalho de músico com o de cirurgião em Copenhague, e de médico em navios de cruzeiro por todo mundo.

Marcello Cardillo, que entrou no trio no lugar do baterista Christian Grassart, nasceu em Napoles em 1997. Aos 14 anos já tocava na cena musical de Nápoles e aos 18 mudou-se para Amsterdã para estudar no Conservatório de Amsterdã. Tocou com John Clayton, Vince Mendoza, Bob Mintzer. Em 2019, estudou na New School of New York por cinco meses e com lendas do jazz, como Reggie Workman e Andrew Cyrille.

Recebeu prêmios e reconhecimentos na Competição Keep a Eye em 2018, na  Competição Internacional de Jazz de Bucareste 2017 e recebeu o Prêmio “All Star” da Berklee School em 2010.

O show acontece em Belo Horizonte, no dia 18 de janeiro às 22 horas, no Restaurante Maria das Tranças, Rua Professor Morais, 158, bairro Savassi. Informações para compras de entradas no telefone  31 99868.8300. (na foto uma imagem do baterista italiano Marcello Cardillo – divulgação)


OS PATROCINADORES DO PORTAL ITÁLIA EM MINAS GERAIS

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password