CATÁLOGOS DE ARTE DA CASA FIAT – DOWNLOAD GRATUITO

Com apresentação do Programa Educativo nas redes sociais, a Casa Fiat de Cultura preparou uma série que relembrará suas principais obras, exposições internacionais e mostras temáticas. Serão 10 episódios temáticos, que exploram obras icônicas e movimentos artísticos. A primeira será “Caravaggio e seus Seguidores”, uma das mais importantes mostras realizadas pela Casa Fiat no Brasil em 2012; a obra Cabeça de Medusa, realizada em 1597, foi um dos grandes destaques da exposição. Segundo tema abordado será o painel “Civilização Mineira” que Candido Portinari criou em 1959, o maior quadro do artista em Minas Gerais é em exposição permanente na Casa Fiat.

A série de vídeos inéditos faz parte da campanha #CasaFiatdeCulturaComVocê, que propõe experiências virtuais ao apresentar um olhar sobre estética das obras, contexto histórico de exposições e processos criativos.

Outra novidade disponibilizada para download, nesse período de isolamento social, são os catálogos das principais exposições, como “Tarsila e o Brasil dos Modernistas” de 2011; “Olhar e ser visto: a figura humana da renascença ao contemporâneo” também de 2011; “De Chirico: O Sentimento da Arquitetura” e “Caravaggio e seus Seguidores” de 2012; “Barroco Itália Brasil: Ouro e Prata” de 2014; São Francisco na arte de mestres italianos” de 2018. Os catálogos podem ser baixados, gratuitamente, no site: www.casafiatdecultura.com.br.

Vale destacar que a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, realizada em 2018, foi eleita, pela publicação Inglesa The Art Newspaper, como uma das 100 mais visitadas no mundo, na categoria old masters. O catálogo da mostra está esgotado desde o término da exposição, que, além de Belo Horizonte, passou pelo Rio de Janeiro e por São Paulo.

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braile e atendimento em libras.

Mais de 50 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, e, há 14 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do espaço de experimentação artística do Ateliê Aberto, e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico.

A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos; o espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 2,7 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 550 mil participaram de suas atividades educativas.

Mais informações no site www.casafiatdecultura.com.br ou pelo e-mail casafiat@fcagroup.com Na imagem de abertura a obra “La Medusa” de Caravaggio – crédito foto: Studio Cerri.


OS PATROCINADORES DO PORTAL ITÁLIA EM MINAS GERAIS

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password