ITÁLIA E BRASIL ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA TROCA DE TECNOLOGIA

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Parceria é entre estado de São Paulo e região da Úmbria, a assinatura do memorando ocorreu no dia 29 de janeiro.

Uma delegação da região italiana da Úmbria chegou ao Brasil no domingo dia 28, para a assinatura de um memorando de entendimentos com o Governo do estado de São Paulo para cooperação nas áreas econômica, de saúde, social, científica e cultural. A comitiva foi recepcionada pelo senador italiano Fausto Longo, que vem trabalhando há meses para que este acordo entre os dois países se concretizasse. A assinatura ocorreu na segunda-feira dia 29, às 14h, no Palácio dos Bandeirantes. A comitiva ficará no Brasil até dia 31 e tem agenda também em Campinas e Piracicaba.

Além do senador Longo, o deputado Fabio Porta, também eleito na Itália pelos cidadãos residentes na América do Sul, participou da recepção ao grupo que inclui os secretários da Úmbria de Cooperação Internacional, Giampiero Rasimelli, e de Saúde, Walter Orlandi, além do responsável pela área internacional da Confindústria Úmbria para o setor biomédico, Maurizio Petrozzi. A reunião no Palácio dos Bandeirantes contou, ainda, com a presença do vice-governador, Márcio França, do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, e do reitor Unicamp, Marcelo Knobel.

A programação de atividades em São Paulo inclui, ainda, encontros com o Cônsul Geral da Itália, Michele Pala, e com o Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DEREX/FIESP).

De lá, a comitiva segue para Campinas e Piracicaba, respectivamente, onde tratará assuntos pertinentes ao protocolo assinado com o estado de São Paulo. Os encontros em Campinas ocorrerão na Prefeitura, com o prefeito João Donizette, e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o reitor Dr. Marcelo Knobel.

Isso porque a cooperação prevê uma parceria junto à Unicamp com projetos no campo sócio-sanitário, com particular atenção à predisposição e instalação, no município de Campinas, de um polo sanitário avançado de oncologia e oncoematologia, em colaboração, entre outras instituições, com o sistema sanitário do estado da Úmbria, em particular o Hospital de Perugia.

Para Longo, este compromisso em criar, facilitar e ampliar o relacionamento entre Itália e Brasil faz parte do empenho como parlamentar. “A proposta de uma colaboração na área da saúde com a Itália é algo que a comunidade italiana presente no Brasil anseia há muito tempo, tanto na capital de São Paulo, como no interior. Viemos trabalhando durante esses anos e, com a colaboração de todos, conseguiremos dar este primeiro passo na cidade de Campinas, tendo a oportunidade de no futuro fazermos mais nesta e em outras áreas”, afirma.

Memorando

O memorando no setor econômico prevê a implementação de ações que envolvem o intercâmbio nos setores comercial, produtivo e tecnológico, desenvolvimento de projetos de cooperação e incremento das relações econômicas, orientação às pequenas e médias empresas, transferência tecnológica, além de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nos setores manufatureiros avançados, tais como agricultura, produção alimentar, energias renováveis, mecânica agrícola e industrial (automobilística, motociclística, aeronáutica e packaging) e design (decoração de casa, moda e artesanato artístico).

A criação de uma plataforma de pesquisa no âmbito das metodologias e tecnologias para o desenvolvimento da qualidade e da produção de produtos alimentícios e a promoção de intercâmbio cultural, formativo e universitário, além de intercâmbio de pesquisadores, estudiosos e especialistas também integram o documento que prevê, ainda, a elaboração de projetos nos setores da conservação, restauro e valorização do patrimônio cultural tradicional e uma organização conjunta de seminários, fórum, mostras e eventos culturais, partindo do empenho conjunto destinado a favorecer a realização, em colaboração com o Umbria Jazz, de festival de Jazz ita liano no Brasil. O acordo também se coloca na sustentação às iniciativas das comunidades de emigrados presentes em ambos os países.

“Estamos muito otimistas quanto aos resultados que este acordo de cooperação técnica pode trazer para os italianos e ítalo-descendentes que vivem aqui, e também para aqueles que tiverem sua cidadania reconhecida no futuro. Com certeza é uma troca de tecnologia e conhecimento que terá benefícios tanto para o Brasil, quanto para a Itália”, analisa Longo.

Lo staff dell'Ufficio Estero di Fausto Guilherme Longo Senatore della XVII legislatura

10a Commissione Industria, Commercio e Turismo e Comitato per le questioni degli Italiani all'estero.

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

AS MAIS LIDAS DOS ÚLTIMOS 15 DIAS

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo