ENTREVISTA COM VIVIANO MESTRE DO GRUPO CRIANSA DE ROMA

NOSSOS PATROCINADORES

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(Silvano dirigindo o Grupo Criansa no Carnaval 2016)

Na segunda feira passada, dia 8, encontramos Viviano Pesaresi e o Grupo Criansa. Viviano contou da sua aproximação à musica brasileira e da criação do Grupo Criança, Orquestra de Percussão e Ritmos Brasileiros que conta com 22 integrantes que vieram de Roma, para participar do Carnaval da Lagoa do Nado. Mais 10 integrantes trabalham nas oficinas que o grupo organiza em Roma para músicos amadores.

 

“A musica Brasileira está cada vez mais popular na Itália - afirma Viviano - onde estão surgindo muitas orquestras de percussão, e eu - continua Viviano - comecei em 2006 quando participei dum primeiro seminario em Bahía, aí entendi que a percussão não era mais um jogo mas que estava se tornando uma coisa seria.

Quatro anos depois, resolvi assim criar e assumir a responsabilidade da direção do Grupo Criansa, uma atividade que é também faticosa e que prende muitas energias emotivas e físicas. Em 2013 gravamos “A Escalada do Nego” do Ronaldo Coisa Nossa, este foi o ponto de partida de uma colaboração que continuou em dezembro de 2014 quando Ronaldo e seu Grupo foram em Roma onde participaram, junto com o grupo Criansa, de três espetáculos, e sucessivamente convidaram o nosso Grupo em BH para participar do Carnaval 2016. Nos - acrescenta Viviano - somo músicos amadores, todo mundo vive de outras atividades, isto permite enfrentar com muita leveza e sem interesses pessoais o nosso trabalho artistico, tudo que a gente ganha vai para uma caixa comum para reinvestir na compra dos instrumentos, das divisas etc., ninguém ganha dinheiro pessoalmente.” A atividade começou principalmente com a exibição di ritmos brasileiros mais tradicionais, atualmente o mesmo Viviano escreve as musicas para o Grupo se inspirando principalmente na ritmica baiana, mas ultimamente se juntaram à orquestra uma cantora e uns músicos que tocam violão e cavaquinho. Tudo isso permite a apresentação de musicas italianas, como Funículo Funiculá e Volare, adaptadas para os ritmos do samba.

Viviano conta também do seu próximo projeto, a apresentação dum espetáculo  que a partir da historia do Zumbí dos Palmares chega até a criação do samba, o roteiro está já escrito, e provavelmente a estreia vai ser para o final do ano em Roma.

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo